Ainda vale a pena fazer Direito na graduação?

Direito sempre foi considerada uma profissão de sucesso. Os familiares celebram quando formam um advogado e muitas são as pessoas que querem advogar e fazer carreira na justiça. Por isso, é comum acreditar que esse é um mercado saturado, já que se vê tantos profissionais da área, levando muitos estudantes a se questionar se vale a pena fazer Direito na graduação.

Continue a leitura para saber um pouco mais sobre esse mercado e tire suas conclusões!

O mercado está saturado?

O curso de Direito é o mais popular no Brasil. Apenas no último ano 214.562 estudantes matricularam-se em uma graduação para tornarem-se advogados, o que apontou um crescimento da procura em 35% nos últimos cinco anos.

Ainda assim, o Direito também é uma das áreas com mais vagas e oportunidades no país, o que balanceia a procura e demanda e faz com que o mercado não esteja saturado.

Para garantir boas alternativas, além de buscar experiência ainda durante o curso, vale a pena escolher um nicho no ramo e especializar-se nele.

Algumas áreas se destacam

Assim como em todas as profissões, alguns segmentos do Direito estão com maior visibilidade e oportunidades do que outros. Quem atua no Direito Contencioso Cível Empresarial, por exemplo, representando órgãos administrativos, tem lucrado com a crise econômica, uma vez que quebras de contrato e trâmites jurídicos empresariais têm aumentado.

A área de Recuperação Judicial também está em alta. Nesse caso, os advogados têm papel fundamental na negociação de prazos e pagamentos, evitando que as empresas vão à falência.

Bacharéis em Direito que atuam em  Arbitragem também têm se dado bem no mercado. O motivo para isso é que as organizações querem evitar processos judiciais a todo custo, já que acaba saindo mais em conta. Por isso, o advogado cumpre a função de conciliador, promovendo acordos entre os envolvidos.

Outro segmento bem popular para os profissionais de Direito é o Trabalhista. Ele é responsável por todas as questões jurídicas ligadas às relações do trabalho, desde às contratações e demissões, até possíveis processos contra a empresa.

Concurso público

Os Bacharéis em Direito contam com as melhores oportunidades em cargos públicos, com muitas vagas disponíveis para formados na área. Entre as oportunidades que mais chamam atenção e fazem muitos se dedicarem aos concursos públicos estão as carreiras de delegado de polícia, promotor de justiça e procurador, além de magistrados em esfera estadual e federal.

Boas remunerações

Uma das coisas que mais chama a atenção no mercado de Direito é que as remunerações costumam ser bastante atraentes, podendo, claro, variar conforme o campo de atuação, o porte da empresa em que trabalha e a experiência do profissional.

A média salarial para iniciantes vai de R$ 3 mil a R$ 5 mil. Já em fase intermediária, a remuneração varia entre R$ 4,5 mil e R$ 7 mil. Profissionais que se encontram no auge da carreira têm seus ganhos entre R$ 25 mil e R$ 45 mil por mês.

Como você deve ter percebido, Direito ainda é um curso em que vale a pena investir! Se você quer ingressar em uma faculdade em Palmas, confira as oportunidades da Faculdade Católica de Tocantins e aproveite para fazer o download do e-book do curso!