Não sou muito bom com números, será que vou me dar bem nessa carreira? Eu já preciso entrar sabendo desenhar? Vou só ficar fazendo maquete? Essas são algumas das perguntas que passam pela cabeça do vestibulando interessado em ingressar neste curso. Mas afinal, o que é Arquitetura e Urbanismo?

arquitetura e urbanismo

O que é Arquitetura e Urbanismo?

Arquitetura e Urbanismo é um curso de nível superior que capacita os egressos a projetar e coordenar a edificação de vários tipos de empreendimentos. Você pode também ser responsável por planejar reformas de ambientes externos ou internos.

Com o conhecimento adquirido na graduação, você é capaz de desenhar plantas que obedeçam às normas técnicas e estejam dentro dos parâmetros legais de segurança no trabalho.

O arquiteto e urbanista acompanha toda a construção, geralmente acompanhado de engenheiros e outros profissionais. Além disso, gerencia os custos associados à obra e avalia o impacto socioambiental do projeto.

Você também aprende a determinar quais são os melhores materiais para cada tipo de obra, considerando qual será a função daquele espaço e como outros elementos serão disponibilizados, como encanamentos e iluminação, por exemplo.

Arquitetura e Urbanismo: um pouco de humanas, um pouco de exatas

De acordo com o Anuário de Arquitetura e Urbanismo, realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), o número de profissionais em atividade no Brasil ultrapassou a casa dos 140 mil. Trata-se de uma carreira que concilia o melhor dos dois mundos, misturando arte e exatas em sua atividade profissional.

Para você ter uma ideia, 85% dos trabalhos realizados em na área em 2016 correspondem a atividades de Projeto e Execução de Obras. O documento ainda aponta que nos últimos 5 anos houve um crescimento de 138% nas chamadas atividades especiais em todo o território nacional. Elas incluem desde consultoria e assistência técnica, até auditoria e elaboração de laudos técnicos.

Ou seja, os arquitetos e urbanistas passam a maior parte de seu tempo desenhando e acompanhando a construção de seus projetos. Você ainda pode incorporar um pouco das Ciências Biológicas em sua carreira! Este é o caso dos profissionais trabalham com questões ligadas ao meio ambiente, como georreferenciamento e topografia.

Por que fazer faculdade de Arquitetura em Palmas (Tocantins)

Ainda segundo o Anuário de Arquitetura e Urbanismo, a Região Norte foi a que registrou o menor número de profissionais ativos (3,6%). No entanto, o Estado de Tocantins mostrou um aumento de 7% nas empresas de arquitetura.

Esses dados apontam para um mercado que está em crescimento, mas cujo número de profissionais não acompanha. Se você está considerando fazer faculdade de Arquitetura em Palmas, essa é a hora!

Estudar em Tocantins dá a você a oportunidade de se familiarizar com a realidade cultural e criar projetos alinhados com o perfil da comunidade local. Isso confere uma perspectiva única aos seus trabalhos, fazendo com que você se destaque dos demais. 

Está com dúvidas sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Católica do Tocantins?
Baixe o E-book e tire todas as dúvidas!

Visite nosso site!

Leia também: 10 erros que você não pode cometer no vestibular

Alessandra Melo

Escrito por Alessandra Melo

Posts Recentes