Tudo que você precisa saber antes de criar um aplicativo

Com a expansão do mercado mobile, boas oportunidades surgem para quem deseja atuar no desenvolvimento de softwares e aplicativos

O ramo de desenvolvimento de softwares e aplicativos continua crescendo e evoluindo com a popularização do mercado de smartphones. Com isso, surgem diariamente novos apps que prometem resolver problemas do dia a dia ou como uma forma acessível de entretenimento. O que não falta são ideias para o próximo app

Mas com tantos aplicativos disponíveis gratuitamente, um bom app deve ter algo que chame a atenção do usuário em meio à concorrência. Quer saber como? Confira abaixo algumas dicas essenciais que todo desenvolvedor de software precisa saber para criar um app do zero:

Identifique interesses e paixões

A primeira dica é que você crie algo com que se identifica e seja apaixonado. Essa é a melhor maneira de se manter interessado e motivado ao longo de todo o processo. Então, pergunte a si mesmo com o que você mais se importa ou o que mais gosta de fazer: quais aplicativos gosta de usar e não vive sem? Você gosta de jogar ou de desenhar? Ao identificar seus interesses, é mais provável que tenha sucesso e que não desista no meio do caminho.

Defina seu tema

Após descobrir qual é sua paixão, você precisa colocar a mão na massa e dar início aos seus planos. Comece com algo simples, pois apostar em uma ideia muito grande logo de cara pode apenas complicar o processo. Por exemplo, se a sua paixão é cozinhar, comece com um app simples que vai ajudá-lo a armazenar suas principais receitas. Com o tema definido, escreva em uma frase o objetivo do app e o principal público-alvo que irá utilizá-lo. Isso vai ajudar você a visualizar melhor o propósito do seu app. (Exemplo: um aplicativo de gastronomia para pessoas amadoras que estão começando a cozinhar do zero). Quer mais ideias? Inspire-se aqui com algumas tendências do mercado de aplicativos.

Crie conteúdo relevante

Para que o seu usuário enxergue o valor que o seu app oferece, proponha um conteúdo relevante de verdade e que seja referência para o seu público. Para isso, defina uma linha editorial que fale a linguagem do seu usuário, utilizando componentes escritos e visuais que façam sentido para o seu público. Mas cuidado com erros de português - isso pode fazer com que o seu app perca credibilidade.

Aposte em boas imagens

Sim, a primeira impressão conta, e muito: antes de ler qualquer texto, o usuário realmente tende a avaliar a qualidade de um aplicativo a partir das imagens que encontra. Logo, para aumentar as chances do seu app ser baixado, toda imagem deve ser muito bem pensada, desde aquela que ilustra a divulgação até a imagem inicial e os ícones internos. Por isso, ao criar a identidade do app, é importante levar sempre em consideração as boas práticas do design e estudar informações técnicas, como padrões de formatos e tamanhos de telas. Nesse caso, vale contar com a ajuda de um bom designer!

Faça atualizações frequentes

Quando se fala em desenvolvimento de app, vale observar que este é um processo contínuo. Não deixe o seu app sempre com a mesma cara. Ele precisa ser útil e atual, senão perde a função. Para isso, preveja atualizações com novas informações ou notícias e vídeos, com uma frequência que esteja de acordo com o seu público e com o tipo de app que você criar. Não existe uma regra fixa para isso, o importante é testar novas coisas e analisar o que funciona melhor para o seu aplicativo.

Comece agora!

Muitos desenvolvedores de software perdem tempo pensando em como tornar o app perfeito antes de lançá-lo. Lembre-se que a evolução e a experiência vão surgindo aos poucos e que, assim como os maiores apps de sucesso, você pode introduzir novas funções e mudanças a qualquer momento. Pare de adiar o seu projeto; comece hoje mesmo a tirar o seu novo app do papel!

Ficou interessado na carreira de desenvolvimento de software para dispositivos móveis? O Unicatólica preparou um conteúdo especial para você. Saiba tudo sobre esse curso aqui!

Tags: Desenvolvimento para Dispositivos Móveis