leia

O uso de energia renovável para a sustentabilidade na Construção Civil

Por Bernardo de Mello

O crescimento da construção civil é essencial para que um país se desenvolva, já que a área é uma das principais fontes de incremento da economia: 15% do nosso PIB advém do setor, uma fatia bastante considerável. No entanto, a construção civil é uma grande consumidora de energia, e por isso, não tem a melhor imagem quando se fala em sustentabilidade energética. Mas o mindset do setor vem mudando. Acompanhe nosso post e saiba mais sobre o uso de energia renovável para sustentabilidade na construção civil.

Energia solar em obras

Sabemos que o uso da energia solar na construção civil no Brasil ainda é muito baixo. No entanto, essa fonte vem ganhando espaço como opção limpa e renovável no país. Um estudo da UFSC estima que em 2030 cerca de um décimo da energia elétrica consumida no Brasil será fotovoltaica.

A construção civil utiliza hoje mais de 50% da energia elétrica gerada no Brasil, isso porque o consumo se dá desde a fase de projeto até os últimos detalhes da edificação. Ou seja, investir em fontes de energia limpa é urgente, e não apenas por causa da sustentabilidade: uma fonte energética alternativa certamente vai reduzir os custos da obra.

E a melhor notícia para nós brasileiros é que o país possui um maiores potenciais de geração de energia fotovoltaica do mundo.   

Todo esse potencial da Energia podem pode ser muito bem aproveitado na Engenharia Civil, já que geradores de energia solar podem ser utilizados no espaço da construção e não dependem de longas linhas de transmissão. Isso faz das tecnologias ligadas à captação e redistribuição de energia solar, um dos mais importantes avanços na Engenharia Civil! 

Com tantas expectativas e otimismos nesta área, o Engenheiro Civil torna-se cada vez mais requisitado. Se quer se destacar neste ramo da Engenharia, então não perca tempo! Faça sua inscrição no Centro Universitário Católica do Tocantins.

 

Tags: Engenharia Civil

Receba os melhores conteúdos no seu e-mail!