leia

Engenharia Civil: 4 tendências que você tem que conhecer!

Por Bernardo de Mello

Algumas áreas são conhecidas por estarem sempre em alta no mercado. Seu segredo está na capacidade de reinventar-se e trazer novidades que acompanham as necessidades do momento. As maiores tendências em Engenharia Civil atualmente preenchem esse requisito.

O ramo é inundado por inovações tecnológicas que estão mudando a forma de pensar as edificações. Algumas tendências estão transformando filmes de ficção científica em cenários reais. Muito além do “avanço pelo avanço”, as novidades vêm para garantir economia, segurança e qualidade no trabalho do engenheiro civil.

Vai cursar faculdade de Engenharia Civil em Palmas, no Tocantins? Então fique antenado nas maiores tendências do setor e saiba como destacar-se no mercado de trabalho. Acompanhe!

1. Casas Inteligentes

Na mesma onda, as casas também estão começando a fazer parte de um sistema integrado de informações e controle remoto. O usuário pode controlar o sistema de iluminação, temperatura, segurança e aparelhos eletrônicos.

As casas inteligentes também possuem algumas atividades automatizadas, como abrir ou fechar as cortinas dependendo da iluminação externa. Pode parecer pouco, mas a economia energética nessas construções é de até 30% em relação à moradia convencional.

O futuro engenheiro civil deve incorporar a presença dessas tecnologias ao longo de sua formação. Afinal, essas inovações tendem a tornar-se comuns e conhecer estes sistemas fará parte das competências essenciais do profissional. Além disso, no mercado atual, configuram-se como um diferencial de grande destaque.

2. Materiais Sustentáveis

A sustentabilidade é um movimento que já deixou de ser novidade, mas a forma de manter as edificações ecologicamente corretas mudou bastante nos últimos anos. A tendência mais atual nesse sentido é o uso de matérias-primas reaproveitadas ou recicladas.

Esses produtos têm ganhado muito destaque no mercado, pois além de favorecer o ambiente, são mais baratos e geram economia em larga escala. Sua produção demanda processos mais simples reduzindo os custos financeiros e de tempo na produção.

Eles também previnem e diminuem o acúmulo de resíduos no solo sem que haja perda de qualidade ou segurança na construção. Alguns, inclusive, demonstram ter maior resistência do que os materiais utilizados tradicionalmente. Conhecer a composição, resistência e química dos materiais nunca foi tão importante para o engenheiro civil.

3. Impressão 3D 

Uma técnica que é tendência em Engenharia Civil e não pode mais faltar no roll de conhecimentos do profissional é a impressão 3D. Ela já existe há mais de três décadas, mas assim como outras tecnologias, está assumindo funções mais importantes e inovadoras.

A impressão 3D começou sendo utilizada para fabricar maquetes, passou a produzir alguns componentes da construção e, hoje, é capaz de construir um edifício inteiro. Sua grande vantagem é a economia de material e tempo de construção, além da padronização para construções em massa.

É uma grande tendência no exterior e já encontra-se presente no Brasil. Sua importância deve apenas aumentar, afinal há uma pressão externa pela modernização e os benefícios da técnica são muito vantajosos para serem ignorados.

4. Softwares

Os softwares de Engenharia Civil estão cada vez mais sofisticado e hoje não é possível atuar ou gerir uma construção sem auxílio deles. Tornaram-se ferramentas básicas do profissional e sua presença é marcante nos diversos estágios do projeto. É possível ter controle total da obra com um aplicativo de celular.

Eles são capazes de projetar construções, prever possíveis dificuldades técnicas e recomendar soluções. Também são essenciais para o engenheiro que atua na gestão, pois permite o controle e a comunicação com toda equipe de trabalho. Além de oferecer relatórios sobre o andamento da obra, estoque de materiais e gastos financeiros.

Manter-se atualizado sobre as novidades em Engenharia Civil é essencial para o profissional que deseja destacar-se no mercado. Saiba mais sobre o curso e as tendências de carreira baixando o e-book completo sobre a área!

Faça o download gratuito do e-book!

Receba os melhores conteúdos no seu e-mail!