Como escolher entre Engenharia Civil e Arquitetura?

Embora existam muitas semelhanças entre as carreiras, Engenharia Civil e Arquitetura são campos de atuação e execução muito diferentes. Elas caminham juntas e se relacionam profundamente, mas as diferenças começam já na formação acadêmica.

O curso de arquitetura envolve conhecimentos da Engenharia Civil, como cálculo estrutural, dimensionamento de forças e análise da composição de terrenos para a sustentação da construção, assim como temas intrínsecos às humanidades, como história da arte, perspectivas antropológicas sobre a moradia, paisagismo e urbanismo.

Arquitetos e engenheiros civis são os protagonistas na edificação de uma casa, já que os dois trabalham na execução de tarefas que envolvem todas as etapas da construção. Algumas responsabilidades são exclusivas do engenheiro civil; outras do arquiteto, sendo algumas ainda compartilhadas por ambos. O arquiteto cuida da elaboração da planta, da distribuição dos espaços internos da casa e da fachada, enquanto o engenheiro civil assume o cálculo e dimensionamento de colunas e vigas, a distribuição das cargas e a determinação das ferragens e dos materiais envolvidos na obra, além do acompanhamento da construção.

Ou seja, se você está em dúvida quanto a qual curso tem mais a ver com você, é preciso analisar suas aptidões e pensar em quais atividades listadas acima têm mais a ver com aquilo que você gosta de fazer.

Curso de Engenharia Civil

O engenheiro civil tem a função de planejar, gerenciar e executar obras, mas sem se ater ao lado estético ou à beleza da construção. Esse profissional precisa ter facilidade para realizar cálculos, além de ter consciência ambiental.

A graduação em Engenharia Civil é bastante abrangente e exige muito esforço técnico de seus alunos. Dentre as disciplinas do curso, o aluno irá se deparar com cálculo, geometria analítica, desenho técnico, equações, estatística, hidráulica e hidrologia, além de química básica e topografia.

Quer saber mais? Acesse o nosso ebook exclusivo com tudo sobre Engenharia Civil

Curso de Arquitetura

É comum confundir Arquitetura com arte, já que o curso tem como objetivo construir o conhecimento e promover a consciência das relações entre o meio urbano e a natureza. O arquiteto planeja espaços físicos racionalmente, pensando no lado estético e artístico das construções, sem deixar de lado a preocupação com o meio ambiente e seus recursos.

Durante a graduação, o estudante terá geometria, desenho, cálculo diferencial e integral, projetos e paisagismo no currículo.

Deu para ter uma ideia do que tratam os cursos e as carreiras de Engenharia Civil e Arquitetura? Conseguiu identificar qual dos dois cursos tem mais a sua cara? Conte para a gente sua conclusão.

Tags: Engenharia Civil