A figura do engenheiro de produção, mesmo que seja muito valorizada no mercado profissional, ainda é pouco entendida pelos estudantes e vestibulandos. Isso se deve à recente criação dessa vertente: em comparação às outras Engenharias, como a civil, o curso é relativamente novo no país. Assim, o que faz o engenheiro de produção e qual é o mercado desse profissional são questões que ainda geram dúvidas.

Apesar de ser considerado um curso novo, as preocupações que levaram à institucionalização da Engenharia de Produção são mais antigas. A também chamada Engenharia Industrial surgiu em resposta às demandas da otimização dos recursos produtivos nas fábricas.

Este artigo discutirá todas essas questões, além do campo atual do engenheiro de produção. Para saber mais, continue a leitura!

 

faculdade de Engenharia de Produção em Palmas

Entre a Administração e a Engenharia

Podemos dizer que a Engenharia de Produção une aspectos de dois importantes campos do saber: o da Administração e o da Engenharia. O surgimento dessa habilitação ocorreu pela formação mais teórica e analítica do curso de Administração, que apesar de se aproximar das questões-chave do mundo industrial, ainda não as respondia com foco na resolução dos problemas.

Era necessário, então, criar um profissional com os conhecimentos de gerência, apto a gerir os recursos de produção, mas que também soubesse resolver os problemas práticos da organização. Além disso, enquanto o administrador se preocupa mais com o negócio e a gestão de processos administrativos, o engenheiro volta sua atenção para os sistemas de produção (as atividades e recursos utilizados para a produção dos bens).

O que faz o engenheiro de produção?

O engenheiro de produção é responsável pelo projeto, implantação, operação e melhoria dos sistemas produtivos de uma empresa. Ele poderá atuar nas áreas de Engenharia do Trabalho, administrando a mão de obra, no planejamento e controle da produção, selecionando matérias-primas e acompanhando sua armazenagem e distribuição, dentre outras.

São algumas das atividades desse profissional:

  • Integrar os recursos físicos, humanos e financeiros para que a empresa produza com menor custo;
  • Projetar e melhorar processos produtivos;
  • Selecionar as melhores tecnologias para auxiliar a produção;
  • Usar ferramentas da matemática e estatística para tomar decisões;
  • Gerenciar a aplicação de recursos financeiros da empresa.

Qual o perfil do engenheiro de produção?

No seu dia a dia, o engenheiro de produção lidará com conhecimentos da gestão de pessoas, da Economia, das ciências exatas e da Administração. Por isso, seu perfil deve ser humanista, mas também técnico e racional.

Algumas habilidades são fundamentais para esse profissional como a capacidade empreendedora, o domínio de tecnologias, o conhecimento das legislações aplicáveis ao seu campo de trabalho e a capacidade de solucionar problemas e trabalhar em equipe.

Algumas faculdades oferecem cursos específicos, como a Engenharia de Produção Agrária, mas o profissional de Engenharia de Produção, com formação abrangente, estará apto para atuar nos diversos segmentos das indústrias e dos serviços. Busque sabe a faculdade de Engenharia de Produção em Palmas/Tocantins mais qualificada e que mais atende a sua necessidade.

Que tal saber mais sobre o que faz um engenheiro de produção? Preparamos um e-book repleto de informações sobre o curso e o mercado de trabalho para os futuros engenheiros, confira!

Visite nosso site!

Leia também: Aproveite todo o potencial da faculdade para começar sua carreira de sucesso!

Alessandra Melo

Escrito por Alessandra Melo

Posts Recentes