leia

O que é escrituração zootécnica?

Por Bernardo de Mello

A escrituração zootécnica é uma importante ferramenta para os profissionais de zootecnia que trabalham na área pecuária. Com ela, é possível gerenciar a propriedade, mensurar e guardar dados e registrar indicadores que servirão para a análise do desempenho da produção pecuarista. Como colocá-la em prática e adquirir vantagens? Descubra agora neste texto.

É importante dizer que a escrituração zootécnica nada mais é do que a prática de fazer anotações. Apesar de parecer algo simples, uma pesquisa realizada pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) em 2018, constatou que a escrituração zootécnica está em décimo lugar quando o assunto é a preocupação do pecuarista. Isso mostra que, apesar de ser uma importante ferramenta, ela ainda é deixada de lado por muita gente.

Então, como começar a implantá-la na propriedade? Registrando os indicadores! As anotações devem contemplar todos os eventos que acontecerem no rebanho, desde o nascimento do animal até seu desempenho. Informações como datas, horários, condições e outros detalhes contribuem ainda mais para uma escrituração zootécnica eficiente. Além disso, é de suma importância que os registros sejam feitos todos os dias; caso contrário, as informações não ficarão completas e a análise dos dados estará comprometida. 

As vantagens da escrituração zootécnica na propriedade

Agora que o zootecnista fez a escrituração zootécnica com todos os dados necessários, ele poderá fazer as análises de desempenho da produção animal e gerar um feedback ao produtor. Com essas informações, é possível ter controle sobre o que ocorre na propriedade, ter uma visão ampla dos possíveis erros e acertos, acessar as informações referentes a cada animal, além de poder tomar atitudes mais certeiras com os dados organizados no relatório.

Dessa forma, é possível traçar estratégias que aumentarão os lucros da propriedade, implantar melhorias de valorização do produto e gerar taxas maiores de resultados positivos da produção. Para aqueles que querem ainda mais produtividade, é aconselhável implantar também a zootecnia de precisão, que tem como objetivo evitar perdas na produção.

Como você viu, a escrituração zootécnica pode agregar muito ao processo produtivo da pecuária e proporcionar muitas vantagens. Se você gostou dessa atividade e quer saber mais sobre a área, leia o nosso post sobre zootecnia e conheça melhor o curso e as áreas de atuação. 

 

Tags: veterinária e zootecnia

Receba os melhores conteúdos no seu e-mail!