leia

A importância do EAI para a arquitetura de sistemas

Por Bernardo de Mello

EAI é uma sigla em inglês que significa Integração das Aplicações Corporativas. Tal integração se refere aos meios que possibilitam a comunicação entre as aplicações de uma organização via computadores, ou seja, é uma espécie de interligação que unifica os sistemas de uma empresa. Você, vestibulando de Sistemas da Informação, já entendeu que a conversa de hoje é contigo, certo? Continue lendo nosso post e descubra a importância do EAI para a arquitetura de sistemas.

Conceitos

Para aprofundar o assunto, é importante uma introdução sobre alguns conceitos de EAI.

  • Sistemas: Diz respeito aos sistemas que fazem intercâmbio de informações, como softwares de CRM que trocam informações com softwares de faturamento;
  • Dados: Conjunto de dados que serão trafegados pela arquitetura durante a troca de dados entre os sistemas, como XML ou texto;
  • Interface: Forma de enviar e receber dados entre os sistemas, como os web services;
  • Comunicação: Tipo de comunicação a ser utilizada durante a troca de informações entre os sistemas.

Para funcionar bem, as empresas esperam integrar aplicativos sem realizar alterações significativas na estrutura deles. É por isso que o EAI se aplica muito bem nesse quesito, ao unir sistemas sem aplicar mudanças drásticas em softwares. Dessa forma, tal integração torna-se economicamente viável, já que reduz custos, gera lucro e, também, vantagem competitiva.

Implementação

As empresas precisam entender quais processos devem se tornar integrados antes de implementar o EAI. Essas organizações devem buscar padrões de comunicação, integração e uso das interfaces, de modo a aprimorar futuras manutenções e até reutilizar interfaces.

Atenção: EAI e middleware são coisas diferentes. Apesar de o middleware também ser um mediador, ele tem ação limitada, exigindo mudanças significativas nos sistemas de origem e destino. Além disso, um middleware viabiliza apenas a integração, enquanto um EAI dá à empresa a oportunidade de gerenciar a relação entre múltiplas transações que constituem o processo de negócio.

Complexo, não é mesmo? Você que está pensando em prestar vestibular para Sistemas da Informação, achou que EAI é um tema interessante a ser discutido? Conte para a gente!

 

Tags: Sistemas de Informação

Receba os melhores conteúdos no seu e-mail!