leia

Novas tecnologias que estão transformando a Engenharia Civil

Por Bernardo de Mello

Uso de novas tecnologias na Engenharia Civil pode aumentar produtividade e trazer soluções mais sustentáveis para o mercado 

A Engenharia Civil é uma área que vem evoluindo cada vez mais no mercado, com o uso de novas tecnologias e materiais inovadores. Com tantas promessas para o ramo, os profissionais da Construção Civil precisam ficar atentos às tendências para continuar entregando experiências positivas para seus clientes e não ficar para trás em um cenário extremamente competitivo. Você atua na área ou pretende apostar na profissão do futuro? Então conheça quatro novas tecnologias na Engenharia Civil que prometem torná-la mais eficaz, mais barata e menos poluente:

1) Concreto auto-regenerativo 

Você sabia que o concreto é o material mais utilizado na indústria da construção? E a previsão do mercado é de que, até 2030, sua utilização será de 5 bilhões de toneladas métricas por ano. Daí a importância do concreto auto-regenerativo para a Construção Civil, já que é preciso pensar em construções cada vez mais resistentes e duráveis pelo máximo de tempo possível. Como o próprio nome já diz, esse é um concreto que se regenera sozinho, devido à presença de bactérias e material orgânico em sua composição. A ação reparadora pode ocorrer por até 200 anos, diminuindo as chances de evolução nas rachaduras da estrutura de prédios, pontes, estradas e demais construções.

2) Painel solar fotovoltaico

O termo que vem do inglês, “Building-Integrated Photovoltaics”, pode ser traduzido por “Sistemas Fotovoltaicos Integrados aos Edifícios”. Esses sistemas são adotados por projetos de construção civil mais sustentáveis, onde um painel solar fotovoltaico composto por materiais semicondutores busque substituir total ou parcialmente elementos arquitetônicos convencionais, como fachadas, brises, janelas, clarabóias, grades, marquises e coberturas. De uma forma moderna e sustentável, os empreendimentos podem gerar sua própria energia, além de oferecer sombra e isolamento térmico e sonoro, aliando tecnologia, design e economia.

3) Partículas de aerogel

O aerogel de sílica, criado pela Nasa, é o material sólido mais leve já produzido. Ele possui baixa capacidade de condução térmica, sendo utilizado em missões da Nasa para isolar temperaturas extremas em solo marciano e coletar poeira de cometas. Apesar do nome, é bastante rígido e possui uma estrutura muito forte, podendo aguentar até 4 mil vezes o seu próprio peso. Na Engenharia Civil, as partículas de aerogel começam a ser usadas em sistemas de painéis isolantes. Devido à sua composição, o aerogel praticamente anula os métodos de condução de calor (condução, convecção e radiação), sendo esta uma das características mais importantes do material, que chega a ser quase 40 vezes mais isolante do que a melhor fibra de vidro térmica que existe atualmente.

4) Sistema "Footfall"

Esse sistema foi criado pela empresa britânica Pavegen como uma alternativa para a iluminação no futuro. Financiada pela Shell, a tecnologia já foi utilizada em campos de futebol na Inglaterra e no Brasil, nos quais foram instaladas placas retangulares à prova d’água que captavam a energia cinética dos jogadores em movimento durante as partidas, gerando a eletricidade que é utilizada para acender os refletores de LED que iluminam o local.  

Na prática, esse sistema é formado por um conjunto interligado de placas de borracha reciclada, com espessura de 8 centímetros. A cada pisada, a superfície de borracha afunda cerca de 55 milímetros; com isso, o sistema de engrenagens no interior da placa gira e produz energia elétrica, que pode ficar disponível para uso por até três dias. 

Além disso, ao usar uma API móvel (Application Programming Interface), as placas ainda podem transmitir energia para endereços web específicos e permitem uma análise em tempo real da partida de futebol ao vivo e do potencial de incorporar o sistema à cidades inteligentes.

Ficou empolgado com as tendências da área? Então a profissão de Engenheiro ou Engenheira Civil pode ser a certa pra você! Leia tudo sobre o curso de Engenharia Civil no ebook do Centro Universitário Católica do Tocantins!

 

Faça o download gratuito do e-book!

 

Tags: Engenharia Civil

Receba os melhores conteúdos no seu e-mail!