leia

O mercado de trabalho para o agrônomo

Por Bernardo de Mello

Pense em tudo - ou quase tudo - o que consumimos em nosso dia a dia, como carnes, legumes, verduras e hortaliças. A qualidade e a quantidade produzida por uma fazenda depende de diversos fatores, mas, um grande diferencial é a atuação do profissional de agronomia.

Nesse artigo falaremos mais sobre a profissão de agrônomo, como ela é fundamental para nossa sociedade e, também, como está o mercado de trabalho em agronomia atualmente. Se você busca uma faculdade de agronomia em Palmas, Tocantins, ou em qualquer outro lugar, continue lendo e entenda mais sobre essa promissora carreira!

O papel do agrônomo

O agrônomo possui diversas funções dentro da cadeia produtiva de alimentos e matérias-prima. Desde o planejamento, passando pela coordenação até a execução das tarefas ligadas ao agronegócio, é ele quem determina os caminhos e assegura a qualidade dos insumos produzidos.

Em uma plantação, ele é responsável pela qualidade do solo, das sementes, processos de colheita, armazenamento e até mesmo a distribuição da produção. Já na criação de animais de corte, o agrônomo atua desde a alimentação até a reprodução, manutenção da saúde e abate do rebanho.

Além disso, o profissional ainda pode ser o responsável pelos processos de industrialização, comercialização e armazenamento dos bens produzidos.

O mercado de trabalho para o agrônomo

O agronegócio é um mercado extremamente atrativo, principalmente no Brasil, onde cerca de 23% do PIB (Produto Interno Bruto) do país é proveniente do campo. Para se ter uma ideia, quando falamos em vagas de emprego o aumento foi de 84% nas oportunidades entre 2016 e 2017.

A produção de laticínios (derivados do leite bovino) e criação de gado de corte são áreas promissoras do mercado de trabalho em agronomia. Além destas, o agrônomo também pode atuar na produção de vegetais e até mesmo no processo de industrialização desses produtos.

Biocombustíveis em alta

Os complexos sucroalcooleiros, também conhecidos como biocombustíveis, representam uma excelente oportunidade para agrônomos que desejam atuar em uma área diferente das tradicionais. Com a busca incessante por substitutos ao petróleo, o biocombustível aparece como uma opção real e economicamente viável.

De acordo com os indicadores do agronegócio do Governo Federal, a exportação de complexos sucroalcooleiros representou mais de 12% de tudo que o Brasil vendeu para outros países. Na lista de compradores estão nações como Estados Unidos, Índia e Emirados Árabes.

O mercado de trabalho em Tocantins

Se você já viajou pelo estado de Tocantins provavelmente já viu diversas fazendas com plantações e/ou animais. Isso porque o estado possui uma grande variedade de produção, desde a soja até os laticínios, passando pelo criação de gado e aves, existem diversas oportunidades para novos profissionais.

O clima do estado é propício para a produção de grãos. De acordo com dados do Governo do Estado, a produção de soja já ultrapassou 1.2 milhão de hectares plantados e a projeção é que chegue a 8 milhões de hectares nos próximos anos. Esse é apenas um exemplo de como o estado possui uma capacidade de produção bastante elevada.

Se você está na dúvida de qual curso fazer, ou se já está buscando uma faculdade de agronomia em Palmas, Tocantins, venha conhecer o nosso campus! Estamos aguardando para mostrar nossas instalações e explicar como podemos contribuir para o seu sucesso!

Faça o download gratuito do e-book!

Leia também: 5 aspectos essenciais que o mercado de trabalho exige de você

Receba os melhores conteúdos no seu e-mail!