O que é AutoCAD, um dos softwares mais usados por Engenheiros Civis?

Criado na década de 90, hoje o AutoCAD é utilizado em diversas áreas de atuação, no desenvolvimentos de projetos especiais e desenhos 2D e 3D

Considerada uma ferramenta revolucionária entre arquitetos e engenheiros, o AutoCAD passou a ser matéria obrigatória na maioria dos cursos de formação desses profissionais no Brasil. Se você já pensou em atuar em Engenharia Civil, provavelmente ouviu falar desse software. Mas afinal, você sabe exatamente o que é AutoCAD e como ele pode auxiliar o trabalho dos engenheiros e arquitetos? Conheça tudo sobre esse programa tão usado por engenheiros civis:

O que é AutoCAD e para que serve?

autocad-funcoes

Antes da criação do AutoCAD, as plantas e desenhos arquitetônicos eram feitos à mão pelos profissionais. Com o passar do tempo e com a evolução da área, os desenhos manuais foram substituídos por essa ferramenta, mudando totalmente a forma de se pensar e elaborar projetos.

Criado pela Autodesk Inc., em 1982, o AutoCAD é um programa do tipo CAD (Computer-Aided Design) que nasceu para atender às necessidades de projetos especiais, com foco em desenho técnico e de peças industriais. Assim, profissionais de áreas como a Arquitetura, Construção Civil e Indústria Automobilística passaram a utilizá-lo na elaboração de desenhos técnicos em duas dimensões (2D), na criação de modelos tridimensionais (3D) e na leitura e interpretação de desenhos, plantas e modelos.

Na prática, o programa auxilia esses profissionais a ter melhor aproveitamento de tempo e de recursos de modelagem, agilizando as alterações dos projetos em um mercado dinâmico que se reinventa a cada dia, graças à tecnologia.

Por isso, dominar o AutoCAD e estar sempre atualizado quanto às tendências e tecnologias da Construção Civil é essencial para todo estudante de Engenharia que quer se destacar e encontrar seu lugar no mercado de trabalho.

Para se aprofundar neste tema e saber tudo sobre o curso de Engenharia Civil, baixe o ebook gratuito da Católica do Tocantins. É só clicar no botão abaixo e aproveitar!

As vantagens para o estudante de Engenharia Civil

reorder-polyline-origin

Um dos mitos da Engenharia Civil é que os estudantes em início de curso já precisam dominar o AutoCAD. Contudo, esse é o momento para aprender os referenciais teóricos do programa, o que já é meio caminho andado para uma colocação inicial no mercado.

Já para os estudantes do último ano da faculdade e os graduados, é importante ter domínio da ferramenta. Afinal, as grandes empresas dão preferência a profissionais com experiência no uso do AutoCAD. Isso porque se trata de uma ferramenta essencial para realizar cálculos estruturais de projetos de arquitetura e construção, além de facilitar a organização dos desenhos. Entre suas principais funções e vantagens estão:

• Documentação dos projetos em 2D;
  • Personalização das configurações, incluindo comandos e automatizando tarefas rotineiras;
  • Modelagem 3D, com visualização de ângulos diversos;
  • Acesso remoto ao software.

Dessa forma, o Engenheiro consegue realizar a gestão de todos os detalhes essenciais e ter maior controle do projeto. Além disso, independentemente da versão do programa utilizada, o software permite que o profissional personalize cada projeto.

O AutoCAD ainda oferece recursos que facilitam a interpretação dos desenhos, tornando-se essencial para tirar qualquer dúvida durante a execução e produção do projeto.

Outra vantagem é que a partir da versão 2019, é possível divulgar e promover projetos, já que o AutoCAD faz a ponte entre uma corporação ou um profissional e uma provável clientela. Para saber como utilizar esse recurso, assista ao vídeo com o tutorial da ferramenta de compartilhamento, disponibilizado pela Autodesk.

Onde adquirir o AutoCAD

Considerado um dos programas mais completos do meio, o AutoCAD costuma lançar novidades todo ano, por isso busque sempre a última versão atualizada. Você pode encontrá-lo no site da empresa, disponibilizado para estudantes ou professores. A licença para uso é válida por três anos e pode ser renovada. Acesse o site da Autodesk, confira os requisitos do sistema para instalação, faça seu cadastro e efetue o download gratuitamente.

Esse conteúdo foi útil pra você? Então não deixe de acessar também o E-book gratuito sobre Engenharia Elétrica, elaborado pelo Centro Universitário UniCatólica!

Tags: Engenharia Civil