leia

A Zootecnia na produção animal

Por Bernardo de Mello

Cuidar de animais não é atividade exclusiva dos veterinários. O zootecnista também tem seu cotidiano profissional ligado à criação de bovinos, caprinos, suínos, peixes e abelhas. No entanto, enquanto o primeiro cuida da saúde, o segundo busca aumentar a produtividade do animal. Acompanhe nosso post e saiba mais sobre a Zootecnia na produção animal.

Como é o dia a dia

A Zootecnia lida com a produção animal e, por isso, o curso ensina tudo o que é necessário para criar um animal: da alimentação ao manejo em pasto, do melhoramento genético à reprodução. Além disso, a profissão é muito valorizada pelo agronegócio -- por isso, na hora de escolher o curso é importante deixar de lado a romantização da profissão, já que o zootecnista lida, principalmente, com alimentação de bovinos, por exemplo, que serão levados para o abate e vendidos em frigoríficos.

No entanto, tal característica da profissão não a isenta de cuidar da saúde do animal, pelo contrário: o zootecnista também se ocupa da prevenção de doenças -- já os médicos veterinários têm formação voltada para receitar medicamentos e encontrar diagnósticos.

Formação

Há duas áreas principais que norteiam a graduação em Zootecnia: melhoramento genético e nutrição animal. Enquanto a primeira foca em aperfeiçoamento para obtenção de raças ou tipos que produzam mais e melhor com a menor quantidade de comida, a segunda busca a melhor dieta para o animal. Um exemplo de melhoramento genético é a carne de porco, bem mais leve hoje em dia. Há 20 anos, ela era vendida com uma grossa capa de gordura. Com o manejo e a genética, os cientistas descobriram uma forma de o porco acumular mais músculos em vez de gordura.

Quer uma dica? Baixe nosso ebook sobre Zootecnia conheça tudo sobre a carreira e o curso! 

Faça o download gratuito do e-book!

 

O curso

A graduação é bastante abrangente e dura cinco anos. Matérias como anatomia animal, biologia, física e bioquímica fazem parte da grade curricular. Para se formar, também é preciso fazer estágio e, claro, entregar uma monografia de conclusão de curso.

Gostou de saber mais sobre o curso? Sabia dessas características da Zootecnia na produção animal? Compartilhe conosco o que achou do curso.

 

Tags: veterinária e zootecnia

Receba os melhores conteúdos no seu e-mail!