Nas últimas décadas, o crescimento do setor agropecuário tem sido expressivo na economia brasileira e já alcança mais 25% do Produto Interno Brasileiro (PIB). Com a rápida evolução, também surgiram as preocupações com a aplicação de métodos mais sustentáveis e responsáveis para a produção adequada.

Neste contexto, o setor passou a adotar a tecnologia para otimização da gestão e produção agrícola, o que impulsionou a criação do conceito “Agro 4.0”, um método digital que, por meio do uso de dados em dispositivos como sensores terrestres, drones e outros, busca avaliar as condições da cadeia produtiva, seja o solo ou variações climáticas para garantir o aumento da eficiência e produtividade com custos reduzidos. Um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) constatou que 1,5 milhão de produtores rurais acessam dados por meio dos dispositivos eletrônicos, equivalente a 1.900% superior à realidade vivenciada há 10 anos, o que comprova uma boa aceitação aos recursos digitais.

Este cenário confirma a necessidade do setor precisa em continuar acompanhando os avanços tecnológicos e os modelos de gestão e negócios, como as startups agritechs e foodtechs que têm se destacado com a capacidade de atender muitos produtores, por meio da geração de tecnologias que podem aumentar a produção de alimentos com sustentabilidade na mesma proporção de crescimento da demanda mundial por alimentos.

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em “Agronegócio 4.0” do Centro Universitário Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) foi concebido para formar profissionais que atendam o Agronegócio, de forma a potencializar a capacidade das cadeias de produção agrícolas e pecuárias e minimizar os impactos ambientais. Sua matriz curricular foi desenvolvida para oferecer ao mercado de trabalho profissionais capazes de implementar inovações e melhorias que tragam resultados reais para o setor.

Público-alvo

Portadores de diploma em Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia, Administração, Economia, Biologia e Engenharias ou que atuem profissionalmente no Agronegócio ou formados em cursos de tecnólogos superiores relacionados a área de Agricultura, Pecuária e graduações afins, com interesse em conhecer e atuar nas atividades ligadas ao Agronegócio.

CTAs-01