Um dos ramos mais promissores, diretamente ligado ao setor da Aquicultura, está a Piscicultura, a cadeia do cultivo de peixes. Essa atividade acompanha a evolução humana desde os seus primórdios, uma vez que a caça e pesca sempre estiveram diretamente relacionadas com a forma de subsistência do homem.

Com o passar dos anos, a técnica de produção de peixes tem evoluído e oferecido oportunidades para geração de renda e empregos no Brasil e no mundo. Segundo dados da Associação Brasileira de Piscicultura (PeixeBR), em 2020 houve um acréscimo produtivo de 5,9% comparado a 2019, totalizando uma produção de 802.930 toneladas. O estado do Tocantins está em destaque na aquicultura nacional, somente em 2020, foram produzidas 14.804 toneladas de peixes, equivalente a 11,3% superior a 2019 e o estado hoje é o sexto maior produtor de espécies nativas do país com grande destaque para a produção do tambaqui.

Mesmo com todo esse potencial, por ser uma área considerada bem recente dentro da produção de proteína animal, a Piscicultura é pouco explorada dentro das ementas e grades curriculares de cursos afins, sendo necessário desenvolver estas habilidades e competências por profissionais que desejam atuar dentro desta cadeia de forma profissional e sustentável.

Sendo assim, o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em “Gestão na Piscicultura e Desenvolvimento Sustentável” do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica), propõe uma especialização para contemplar uma demanda latente por um profissional que atenda este novo cenário dentro da produção aquática com ênfase na produção de peixes, que desenvolva projetos viáveis economicamente, socialmente justos e ambientalmente corretos atendendo as legislações ambientais e traga retorno financeiro aos empreendedores.

Público-alvo

Portadores de diploma dos cursos superiores nas áreas de Ciências Agrárias como, Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia, Engenheiros de Aquicultura, Engenheiros de pesca, Engenheiros ambientais, biólogos, cursos relacionados às áreas de gestão e demais formações afins com interesse em conhecer e atuar nas atividades ligadas à área de gestão na piscicultura e desenvolvimento sustentável.

CTAs-01