É evidentemente claro que o mundo segue em constantes mudanças e juntamente com ele, os formatos de aprender e se comunicar são outros. O impacto da tecnologia tem grande participação nessa evolução e a intensificação dessa cultura digital gera a necessidade de um letramento específico para dar conta da diversidade, ostensividade e a grande quantidade de informações.

Neste contexto, os desafios na atuação do professor em sala de aula crescem e surge a necessidade de readequação para a transformação de um ensino que ofereça condições de aprendizagem e o desenvolvimento de múltiplos letramentos.

Dentro desse novo cenário educacional, surge um conjunto de estratégias que centraliza o estudante como protagonista da sua própria aprendizagem e que integra no planejamento pedagógico as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e as metodologias ativas de aprendizagem. Esta nova sala de aula requer um docente que pense sua condição de “prosumidor” e uma prática educativa que facilita, orienta e possibilita a formação da autonomia.

Diante da necessidade de preparar professores para o ensino inovador nasce como proposta de formação continuada de professores o curso de Pós-graduação em Lato Sensu em “Processos Educativos Inovadores” do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) que vai capacitar professores para o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes relacionadas à compreensão de currículo integrado e por competência, ao planejamento de metodologias de ensino e aprendizagem inovadoras e ao uso de tecnologias incorporadas à educação.

Público-alvo

Professores da rede pública e privada atuantes na educação básica, no ensino técnico e tecnológico e na educação superior.

CTAs-01