O psicólogo atua no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças mentais, de personalidade ou distúrbios emocionais. Ele aplica métodos científicos para compreender a psiquê humana e atuar no tratamento e prevenção de doenças mentais e melhorar sua qualidade de vida.

O curso de Psicologia no Centro Universitário Católica do Tocantins prepara o aluno para os diferentes cenários nos quais a promoção, a prevenção e o cuidado a saúde é realizada, nas dimensões psicológicas, subjetivas, comportamentais, orgânicas, sociais, étnicas, culturais e políticas.

O que faz um psicólogo?

O profissional de psicologia é especializado e treinado para atuar nas diversas formas de tratamento psicológico e possuem experiência em avaliar, diagnosticar e tratar a saúde mental e as alterações comportamentais.

É responsável por planejar, executar, monitorar e avaliar diagnóstico de processos psicossociais de indivíduos, de grupos, de organizações e instituições para atuar em diferentes níveis de ação na promoção, prevenção e atenção, considerando a complexidade dos fenômenos, das situações e dos territórios produzindo de modo participativo prioridades de ação.

O profissional formado em Psicologia pode atuar em diversos setores, como: consultórios, penitenciárias, clínicas e hospitais. Além das instituições de saúde, um psicólogo pode trabalhar em escolas, organizações públicas e privadas.

Por que fazer Psicologia no UniCatólica?

O curso de Psicologia do Centro Universitário Católica do Tocantins é o mais inovador do Estado. Conforme Portaria nº 119 do Ministério da Educação, publicado no dia 22 de abril de 2020, o curso recebeu o conceito máximo, nota 5.

O acadêmico poderá ter certificação intermediária ao final de cada semestre, além de poder participar de projetos extensionistas, fazendo a integração de suas atividades às outras áreas de conhecimento, com finalidade de atuar uma determinada situação real. Além disto terá conhecimentos básicos para atendimento de surdos, já que Libras é componente curricular obrigatório, alinhada aos valores e compromissos institucionais.

As Metodologia Ativas são meios para que o estudante seja, de fato, o protagonista do seu processo de aprendizagem, desenvolvendo capacidades para aprender a aprender ao longo da vida, apto a resolução de problemas e ao trabalho em equipe.

A avaliação da aprendizagem ultrapassa os limites da verificação formal de conteúdos e frequência. Neste curso, o estudante será avaliado a partir de critérios referenciados, pautados nos avanços e uma meta a ser conquistada.

Além disso, o curso promove processos de ensino-aprendizagem, nos diversos contextos de atuação profissional, valorizando a construção coletiva de conhecimentos pertinentes, bem como os saberes das pessoas, comunidades, movimentos sociais, coletivos, organizações e instituições.

Diferenciais do curso de Psicologia 

1. Currículo Integrado, organizado pelas áreas de competências profissional do Psicólogo - Currículo por Competência, cuja concepção utilizada é de competência dialógica; isto é, diz respeito ao desenvolvimento de capacidades ou atributos (cognitivos, psicomotores e atitudinais) que, combinados, conformam distintas maneiras de realizar, com sucesso, as ações essenciais e características de uma determinada prática profissional. Por isto, seleciona-se os conteúdos legítimos e relevantes para a formação e define seus processos pedagógicos para o desenvolvimento prioritário: a) de tarefas e resultados fundamentadas por um modelo comportamental da educação; b) de atributos, fortemente centrados no conhecimento, uma vez que quem sabe ou conhece é capaz de fazer; c) da prática profissional em diferentes contextos, a partir de uma combinação de atributos empregados para a realização de ações, segundo padrões de excelência socialmente construídos;

2. Certificação Intermediária ao final de cada semestre;

3. Projetos Extensionista, integrando o acadêmico e suas atividades à outras área de conhecimento;

4. Projetos Extensionistas desenvolvidos para mudar uma determinada situação real;

5. Avaliação formativa e Somativa, com construção sistemática e acompanhada pelos professores dos Planos de Melhorias.

DURAÇÃO

5 Anos 

TURNO

Noturno

O MEC define como curso noturno, aquele cuja maior parte da carga horária seja oferecida após às 18h em dias letivos. No UniCatólica fica garantido que pelo menos 60% do curso será oferecido após as 18h.

COORDENAÇÃO

-

E-MAIL

-