O Zootecnista é figura essencial nas atividades agropecuárias,são fundamentais para o crescimento do agronegócio e contribuem para fazer a pecuária nacional forte e  competitiva. Profissional que se dedica a tornar a criação de animais mais rentável e produtiva, respeitando, contudo, a saúde e bem-estar animal. Interferindo, também, no desenvolvimento de produtos de origem animal que atendem a padrões de qualidade e biossegurança Temos um importante papel no desenvolvimento contínuo do conhecimento e na utilização do progresso científico em benefício dos animais, do homem e do meio ambiente.

No Centro Universitário Católica do Tocantins, o curso de Zootecnia dedica-se à formação de profissionais de comportamento colaborativo, com visão holística das cadeias produtivas e sustentáveis, aptos a pesquisar, desenvolver, adaptar e utilizar novos conhecimentos e tecnologias, com atuação inovadora e empreendedora para gerenciar, executar e fiscalizar as ações que visem à melhoria das relações socioeconômicas do setor agropecuário. Suas ações devem ser orientadas seguindo as exigências legais e éticas, com capacidade para resolver problemas e identificar oportunidades nas tomadas de decisões frente aos desafios da sociedade, dos avanços tecnológicos, da globalização da economia e da dinâmica inerente às transformações do agroecossistema. capacita o profissional a realizar o planejamento agropecuário, de modo que ele consiga incorporar as novas tecnologias ao dia a dia do campo.

O que faz um zooctenista?

O zootecnista é o profissional habilitado a planejar e gerenciar os mais diversos tipos de empreendimentos no agronegócio. Deve ter uma visão sistêmica, participando efetivamente de todas as etapas do processo, da criação à comercialização.

Entre as principais áreas de atuação, pode-se destacar: nutrição e manejo alimentar dos animais de produção, pets e silvestres, formulação de ração e suplementos, matérias primas para alimentação animal, melhoramento genético dos rebanhos, manejo reprodutivo e sanitário, inseminação artificial, gestão da agroindústria, planejamento de instalações e bem estar animal, tecnologia de produtos de origem animal, economia e administração de fazendas, planejamento de propriedades rurais, conservação do solo, manejo e adubação de pastagens, conservação de forragens e ensino e pesquisa em produção animal.

As oportunidades encontram-se em organizações públicas e privadas no setor de agronegócio. O qual envolve a indústria agropecuária frigoríficos e laticínios,, fazendas e granjas, centros de pesquisa, instituições de ensino, cooperativas rurais de crédito, exposições e feiras agropecuárias, zoológicos, , empresas de extensão públicas e particulares, indústria de ração e o comércio de insumos e produtos.

Também pode atuar na administração rural, atentando para a sustentabilidade econômica das propriedades produtivas. Implementando, ainda, estratégias de preservação ambiental e integridade da fauna por meio da orientação da criação de animais  silvestres.

Por que fazer Zootecnia no UniCatólica?

A formação dos estudantes do UniCatólica tem inovação curricular, voltada ao desenvolvimento de competências essenciais para os desafios do mercado de trabalho.

O curso de Zootecnia do Centro Universitário Católica do Tocantins coloca os acadêmicos  em contato com as mais modernas tecnologias, orientando-os como elas podem – e devem – ser aplicadas nas atividades do agronegócio. 

Dessa maneira, espera-se que os rebanhos sejam mais saudáveis e as propriedades tornem-se lucrativas. Seu comportamento deve ser pautado por uma postura ética e pela execução de ações em prol da sustentabilidade.

No curso também se destaca a fazenda escola que é composta por setores experimentais que possuem caráter demonstrativo pedagógico e visam proporcionar aos acadêmicos uma formação que une a teoria à prática.  Esses setores possibilitam aos alunos o acompanhamento do sistema de produção de bovinos, ovinos, caprinos, suínos, aves, equinos, abelhas e peixes.

Outro diferencial que o curso de zootecnia do UniCatólica traz é a possibilidade de Certificações Intermediárias. Estas certificações visam valorizar o estudante ao longo de sua jornada de formação básica, concedendo-lhe certificados que agregam valor ao seu diploma e, principalmente, um reconhecimento a sua trajetória de aprendizagem durante o curso, que podem possibilitar a abertura e a disponibilidade do estudante ao mercado de trabalho, mesmo quando ainda em curso. As certificações intermediárias oferecidas pelo curso de zootecnia são: Promotor de vendas, Aquicultor, Bovinocultor e Supervisor Pecuário.Você se interessou pela carreira em Zootecnia? O campo de trabalho é bastante promissor, mas é preciso estar adequadamente preparado. Faça agora mesmo sua inscrição no vestibular e dê o primeiro passo!

Quer saber mais sobre a carreira, o mercado de trabalho e as oportunidades que o aguardam?

Faça o download do nosso e-book.

Nova call to action

DURAÇÃO

5 Anos 

TURNO

Noturno

COORDENAÇÃO

Ma. Kedma Nayra da Silva Marinho

E-MAIL

Kedma.marinho@catolica-to.edu.br